domingo, 8 de março de 2015

O menino, a pipoca e o pombo

Ele vem andando lentamente com todos os seus 5 anos de idade e, pelo visto, de destreza e perspicácia.
Lá vem ele, devagar, sorrateiro e segurando uma única pipoca que sua vó acabara de lhe dar. Mas, não, ele não ia comer. Tinha outros planos para ela.

E ele continuou vindo, um passo de cada vez, devagar.
Agora ele dizia 'Ei, Seu Pombo', 'Vem cá, Seu Pombo'. Falava baixinho, sussurrava, não queria assustar o Seu Pombo. E lá foi ele, se aproximando
Essa era sua aventura, sua missão
Respirou fundo e pronto.
Finalmente, ele jogou!
Lançou a pipoca tão suave que parecia que ela ia sair voando sem nem mesmo cair no chão
- Vai Dona Pipoca, vai lá - disse o menino.
E a Dona Pipoca escutou, caiu no chão e até deu uma roladinha só para garantir
Aí, então, ela parou
E o menino também
Segurou forte na mão da vó e com um olhar inseguro disse:
- Será que ele vai comer, vó? Ele tem que comer!

Eu parei também
Agora éramos 4 parados e ansiosos
O menino, a vó, eu e a Dona Pipoca
Mas faltava ele
O sortudo
O Seu Pombo
Esse não parou
Continuava mexendo o pescoço pra lá e pra cá, não tava nem aí
Estufava o peito e nem tinha notado a pobre da Dona Pipoca
O Seu Pombo era um senhor pombo, tenho que admitir
Sabia muito bem como pombear e devia ser um daqueles com boa mira
Mas o menino estava esperançoso, sabia que o Seu Pombo ia comer a pipoca dada a ele com tanto carinho
-Ali! Olha! Olha, vó! Ele vai comer!
Sim! Seu Pombo, finalmente, viu a Dona Pipoca!
É agora
Pescoço prum lado, pescoço pro outro, abaixou
Vai Seu Pombo, agora é só comer
...
Ah, não
Espera aí
Seu Pombo se levantou e foi embora do nada
Saiu voando e deixou Dona Pipoca ali no chão

Que audácia!

O menino não acreditou
Ficamos os 4 desolados
-Caraca, vó, cê viu? Não consigo nem dar pipoca prum pombo...
-E eu que nem consigo dar pipoca pro meu neto que ele já quer logo dar pro pombo?
-Ih, verdade, vó, desculpa
-Que isso, meu filho, estou brincando, deixa de ser bobo, olha só sua pipoca onde está agora!
-Ah, ela tá ali no mesmo lugar, ninguém nunca vai comer ela e....ué!? Cadê ela? Cê viu, vó?Cadê?
-Eu não vi não, querido, pergunta para aquele moço ali
-Tá... Ei, seu moço, você viu a minha pipoca? Ela tava ali agora mesmo!
Eu era o moço, e, sim, eu tinha vista a pipoca dele, então respondi:
-Sua pipoca? Melhor perguntar para aquele pombo ali ó!
E apontei para um pombo que estava ali quieto na dele, sem alarde, sem nada
-Ele comeu? Sério? Ha ha ele comeu, vó! Consegui dar comida prum pombo! Uhú!
O menino ficou radiante, ele conseguiu!
Aí, então, ele saiu com a vó cantarolando sobre pombos e pipocas, feliz da vida

E eu fiquei ali mesmo, no lugar da aventura do menino
O mesmo lugar em que eu estava quando todos eles apareceram
E fiquei junto com o outro pombo, o que comeu a Dona Pipoca
Ele sempre esteve ali também, antes até mesmo do Seu Pombo aparecer
E eu, que junto do pombo, ficava lembrando dos meus tempos de menino
Percebi que, agora, estava ali no canto, justamente, esperando uma pipoca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário