terça-feira, 17 de março de 2015

Lá é lindo... mas, e aqui?

Sabe a cidade maravilhosa?
Então, eu não moro lá
Sei que ela é linda e graciosa
Mas tem muito mais gente do lado de cá

O Cristo redentor é muito atencioso
Mas ele não olha para mim
O meu lugar é escuro e impetuoso
Era senzala e hoje ficou assim

Minha calçada não tem nenhum mosaico
É de cimento, improvisada e muito fria
A cor dali vem de um pensamento arcaico
E é o vermelho-sangue que escorre todo dia

As garotas de Ipanema não me olham
Mas a PM está sempre a me observar
Os playboys vêm pegar o que adoram
Mas é só pobre que se pode exterminar

Até o Maraca está caro pra eu entrar
Não dá nem para ver o jogo do meu time
Tão deixando gente sem ter onde morar
Pra olimpíada o governo tem pulso firme

E a gringalhada que se acaba no carnaval
Não querem saber das vidas na favela
Se sobem no morro não é pelo social
Querem ver a vista que o pobre tem da janela

Se vou às ruas, eu apanho de verdade
Posso ser preso só por pedir respeito
Mas se for lá do lado rico da cidade
O fascismo se torna luta por direitos

O samba e o funk carregam nossa resposta
A música faz gente que é pobre ter voz
Da batida o povo com dinheiro também gosta
Mas só quem é chamado de bandido, somos nós

Eles dizem que é perigoso onde a gente mora
Mas esquecem que também sentimos medo
Só que eu posso correr riscos aqui fora
O rico não, e isso já não é segredo

O Rio de Janeiro é lindo demais
Mas eu lhe digo: aqui também tem muita beleza
Eu só quero ser feliz e viver em paz
Pois, aqui temos nosso tipo puro de riqueza

Nenhum comentário:

Postar um comentário